top of page
1714181611_12255bf58a646e0cae0d18d1017f9c2e.228091.jpeg

ARTIGO


LUDICIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA: JOGOS, BRINCADEIRAS E DINÂMICAS


doi  https://doi.org/10.62987/revistanovaterra.e202406

 

Marcos Vinicius Cavalcante dos Santos

Universidade do Estado da Bahia. Licenciando em Pedagogia.

id  https://orcid.org/0009-0006-3527-9752.

E-mail: marcosviniciusc750@gmail.com. 

 

Américo Junior Nunes da Silva

Universidade do Estado da Bahia. Doutor em Educação.

id  https://orcid.org/0000-0002-7283-0367.

E-mail: ajnunes@uneb.br.


Palavras-chave: Ludicidade. Dinâmicas. Jogos. Ensino de Matemática.

v. 1 n. 1 (2024): Publicação em fluxo contínuo

Publicado: 2024-06-28

Resumo: Este texto de pesquisa, resultado de uma pesquisa que teve como objetivo integrar a ludicidade ao ensino de Matemática utilizando jogos, brincadeiras e dinâmicas para tornar o aprendizado mais acessível e atrativo, tem por finalidade compreender as reverberações da inserção de dispositivos potencialmente lúdicos, como jogos, brincadeiras e dinâmicas, no ensino da Matemática para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisando como a ludicidade pode potencializar a aprendizagem, promover uma visão mais positiva da Matemática e desenvolver habilidades cognitivas e interpessoais nas crianças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa exploratória, e foi realizada com duas turmas do 2° Ano do Ensino Fundamental, em escolas do município de Juazeiro, na Bahia, dividindo-se em quatro etapas que exploravam jogos de raciocínio lógico, jogos de origem étnico-culturais, dinâmicas matemáticas e aplicações dos conceitos no cotidiano.

Os resultados evidenciaram que as atividades potencialmente lúdicas promoveram maior interesse, motivação e desenvolvimento cognitivo e interpessoal dos alunos, reduzindo o medo em relação à Matemática. A ludicidade também contextualizou os conceitos matemáticos e facilitou a compreensão dos conteúdos, oferecendo uma abordagem eficaz para o ensino, estimulando a criatividade e a compreensão conceitual. 

bottom of page