ARTIGO
LUDICIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA: JOGOS, BRINCADEIRAS E DINÂMICAS
doi https://doi.org/10.62987/revistanovaterra.e202406
Marcos Vinicius Cavalcante dos Santos
Universidade do Estado da Bahia. Licenciando em Pedagogia.
id https://orcid.org/0009-0006-3527-9752.
E-mail: marcosviniciusc750@gmail.com.
Américo Junior Nunes da Silva
Universidade do Estado da Bahia. Doutor em Educação.
id https://orcid.org/0000-0002-7283-0367.
E-mail: ajnunes@uneb.br.
Palavras-chave: Ludicidade. Dinâmicas. Jogos. Ensino de Matemática.
v. 1 n. 1 (2024): Publicação em fluxo contínuo
Publicado: 2024-06-28
Resumo: Este texto de pesquisa, resultado de uma pesquisa que teve como objetivo integrar a ludicidade ao ensino de Matemática utilizando jogos, brincadeiras e dinâmicas para tornar o aprendizado mais acessível e atrativo, tem por finalidade compreender as reverberações da inserção de dispositivos potencialmente lúdicos, como jogos, brincadeiras e dinâmicas, no ensino da Matemática para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisando como a ludicidade pode potencializar a aprendizagem, promover uma visão mais positiva da Matemática e desenvolver habilidades cognitivas e interpessoais nas crianças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa exploratória, e foi realizada com duas turmas do 2° Ano do Ensino Fundamental, em escolas do município de Juazeiro, na Bahia, dividindo-se em quatro etapas que exploravam jogos de raciocínio lógico, jogos de origem étnico-culturais, dinâmicas matemáticas e aplicações dos conceitos no cotidiano.