ARTIGO
EXPERIÊNCIAS NO COMBATE AO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
doi https://doi.org/10.62987/revistanovaterra.e202404
Tiago da Silva e Silva
Universidade Federal do Pará
id https://orcid.org/0009-0000-7044-9354
E-mail tiago.silva@breves.ufpa.br.
Cleide Carvalho de Matos
Universidade Federal do Pará. Doutora em Educação.
id https://orcid.org/0000-0003-3740-0692.
E-mail cleidematos@ufpa.br
Palavras-chave: Evasão escolar. Educação básica. Abandono escolar. Políticas educacionais. desigualdade social.
v. 1 n. 1 (2024): Publicação em fluxo contínuo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo compreender o fenômeno do abandono e evasão escolar na educação básica e suas principais consequências. A pesquisa propôs-se a responder aos seguintes questionamentos: Quais os principais motivos que levam os estudantes a abandonarem e evadirem da escola básica? Que consequências são decorrentes do ato de abandonar ou evadir-se da escola básica? O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, ancorando-se em autores como: Arroyo (2010), Ávila (2015), Branco (2020), Moura (2020) entre outros. Constatou-se que as principais causas do abandono e evasão escolar são gravidez na adolescência, uso de álcool e outras substâncias, ingresso prematuro no mercado de trabalho e a desigualdade social. Percebeu-se que o problema do abandono e da evasão escolar não é linear, mas sim, um círculo onde a maioria das causas são, também, consequências. Seu enfrentamento passa por políticas públicas mais eficientes, compromisso político e organização social.