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RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TEATRO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE LUDICIDADE NO QUARTO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IRECÊ

 

doi  https://doi.org/10.62987/revistanovaterra.e202405

 

Camila da Cunha Dias

Escola Municipal Tenente Wilson

id  https://orcid.org/0009-0004-4671-3564

E-mail: diasmilla.98@hotmail.com

 

José Benedito Andrade de Oliveira

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

id  https://orcid.org/0009-0007-8113-0067

E-mail: jbaoliveira@uneb.br


Palavras-chave: Atividades lúdicas. Desenvolvimento. Teatro.

v. 1 n. 1 (2024): Publicação em fluxo contínuo

Publicado: 2024-04-11

RESUMO

 

O trabalho refere-se a uma pesquisa participante realizada com a experiência de iniciação à docência no PIBID. A investigação teve como objetivo compreender as contribuições das atividades lúdicas e dos jogos teatrais para o desenvolvimento das crianças do quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Irecê Bahia. O trabalho de pesquisa foi realizado no semestre 2071.2 no eixo denominado pela escola como “ciclo de Educação Humana - Educação Integral e Integrada, e, formação integral e integrada” e aconteceu em observações das aulas de arte. O estudo deu continuidade com outras observações e uma entrevista semiestruturada com a professora de Artes responsável pela turma citada. Os relatos dão conta de suas práticas lúdicas aplicadas em sala de aula, e analisa também o trabalhado realizado na montagem da peça teatral Flicts de Ziraldo (1969), e, como o teatro, os jogos teatrais e a performances dão pistas para se pensar a valorização do Teatro na escola. As reflexões dão pistas para se pensar o desenvolvimento das crianças, a partir da eloquência nas falas, da postura corporal, da criatividade ao dar a vida o personagem em cena, e principalmente da perca de timidez na construção teatral ao introduzir o seu papel. Foi perceptível o crescimento da turma através dos jogos teatrais em especial do estudante Pinóquio, que nas observações durante algumas aulas, apresentava-se introspectivo com pouca interação. Na escrita, opta-se por inserir pseudônimos para identificar os participantes resguardando suas identidades.
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