top of page

EDIÇÃO ATUAL

WhatsApp Image 2026-01-14 at 12.19.51.jpeg

Revista Científica Multidisciplinar Nova Terra

 

 v. 3, nº 1,  Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil, jan/dez. 2026

WhatsApp Image 2026-01-14 at 09.22.25.jpeg

ARTIGOS

Movimentos de solidariedade: Solidariedade com a Venezuela, com osvenezuelanos ou com Maduro?

Rafael González

Resumo:

A partir da etimologia do termo solidariedade, o texto convida à reflexão sobre a complexa crise humanitária vivida pela Venezuela e sobre como ela se insere no processo de consolidação e ascensão de governos autoritários no âmbito internacional. 

Palavras-chave: Venezuela, Maduro, Crise venezuelana, autoritarismo.

“Esticar elásticos, modificar vértices e comparar formas”: um relato deexperiência sobre o ensino de triângulos

Iago Sousa Silva

Daniela Cruz da Silva

Américo Junior Nunes da Silva

Resumo:

 

Este artigo apresenta um relato de experiência referente ao desenvolvimento de uma oficinapedagógica voltada ao ensino de Geometria Plana, com ênfase no estudo dos triângulos, realizada com umaturma do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Senhor do Bonfim, naBahia. A oficina foi planejada e vivenciada por licenciandos em Matemática da Universidade do Estado daBahia (UNEB), Campus VII, integrantes do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática(LEPEM). Para o desenvolvimento das atividades, foram utilizados jogos e materiais manipuláveis. Durantea realização da oficina, constatou-se maior interação entre os estudantes, ampliação da participação nasatividades propostas e avanços na compreensão de conceitos relacionados aos triângulos, tais comoclassificação, área, perímetro, propriedades e condição de existência. Os resultados indicam que práticaspedagógicas ludicamente inspiradas, quando planejadas de forma intencional, favorecem umaaprendizagem mais significativa e contribuem, simultaneamente, para a formação inicial de professores deMatemática.

Palavras-chave: Geometria. Educação Matemática. Ludicidade. Ensino Fundamental. JogosMatemáticos.

Quando a palavra nasce da terra: alfabetização e letramento na Educação doCampo

Rita de Cássia Braz Conceição Melo

Resumo:

 

Este estudo busca identificar e analisar os desafios e as práticas de alfabetização e letramento de professores atuantes na educação do campo, no semiárido baiano. O artigo justifica-se pela necessidade de compreender as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento em contextos específicos da Educação do Campo, cujas dinâmicas sócio territoriais e condições históricas moldam o processo educacional e demandam abordagens pedagógicas contextualizadas. A educação do campo requer metodologias de ensino que valorizem a cultura e as experiências locais dos estudantes, promovendo alfabetização e letramento que façam sentido para sua realidade cotidiana. Fundamentado em uma abordagem qualitativa, o estudo utiliza questionários com questões abertas e fechadas como principal instrumento de coleta de dados, aplicados junto a professores do campo situado nos territórios: Piemonte Norte do Itapicuru e do Sisal. Nosso estudo sinalizou que os professores reconhecem a alfabetização e o letramento como um processo capaz de garantira autonomia e a emancipação social da criança e as práticas de escrita, leitura e oralidade devem ser contextualizados e integrados à cultura e ao cotidiano rural dos alunos. Reconhecem a necessidade de políticas públicas que ofereçam apoio financeiro e formação continuada específica para a educação do campo, reforçando a importância de uma abordagem inclusiva e crítica, que valorize a cultura local e melhore a qualidade do ensino do campo, como também reconhecem que a utilização de materiais acessíveis e o enfoque no cotidiano local são estratégias eficazes para lidar com as limitações apesar dos desafios existentes como a falta de recursos, infraestrutura inadequada e distanciamento da comunidade na escola. Na verdade, o estudo mostra que os professores estão atentos aos desafios da Educação campesina e têm se esforçado para adaptar suas práticas e torná-las significativas.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Educação do campo.

bottom of page