Relato de Experiência
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LIBERTADORAS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
doi https://doi.org/10.62987/revistanovaterra.e202401
Josilma Maria da Silva
Rede Estadual de Educação Básica
id https://orcid.org/0009-0002-9717-1043
josilmamaria03@gmail.com
Ivânia Paula Freitas de Souza Sena
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
id https://orcid.org/0000-0002-6834-8842
Palavras-chave: Formação docente; Estágio; Práticas pedagógicas libertadoras.
RESUMO
Este relato de experiência é resultado do estágio nos Anos Iniciais Ensino Fundamental, desenvolvido no Curso de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia - UNEB – Campus realizado no período de abril a julho de 2022, totalizando uma carga horária de 180 horas. O estágio subdividiu-se em encontros para tematização teórica, estudos de textos e a práxis pedagógica, além do período de observação e regência. O objetivo do relato é refletir sobre os desafios da docência, na busca da inserção de práticas pedagógicas libertadoras nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola do campo. Com abordagem de natureza qualitativa, o suporte para as questões aqui refletidas são os registros da observação que antecedeu a regência – Diagnóstico da Realidade Comunitária e Escolar – DRCE, o diário de bordo que registrou semanalmente as principais aprendizagens e desafios da regência, e o relatório final do estágio. Conclui-se o relato destacando que, mesmo ações mínimas em uma sala de aula no curto período de estágio, surtem um grande efeito e significado no meio escolar e pessoal de quem vivencia essas práticas. Estas vivências são fundamentais para que se possa ter real dimensão dos desafios que a práxis docente impõe, especialmente, quando ela se coloca para enfrentar as formas autoritárias que estão enraizadas na escola.