ARTIGO
EDUCAÇÃO DIFERENCIADA NAS ESCOLAS DO CAMPO: O CURRÍCULO E O PROJETO PEDAGÓGICO EM DEBATE
doi https://doi.org/10.62987/revistanovaterra.e202402
Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira
id https://orcid.org/0000-0002-7075-6503
E-mail: irlanda@ufpa.br.
Palavras-chave: Educação do Campo. Projeto Pedagógico.
Práticas Educativas. Currículo Diferenciado.
v. 1 n. 1 (2024): Publicação em fluxo contínuo
Publicado: 2024-04-15
RESUMO
Discute-se a organização curricular e o projeto pedagógico como estratégia da concretude de uma educação diferenciada nas escolas do campo. Investigamos de que modo a escola do campo pode organizar suas práticas a partir do projeto pedagógico na perspectiva da educação diferenciada com a intenção de atender as reais necessidades educativas, socioculturais e identitárias dos estudantes do campo? Como os docentes pensam ações curriculares que possam repercutir na melhoria da qualidade do ensino ofertado na escola do campo? Tem como objetivo identificar como o currículo pautado no respeito à diversidade pode sustentar a produção de um projeto pedagógico como eixo central das práticas educativas diferenciadas das escolas do campo do Município de Gurupá, Estado do Pará. A abordagem da pesquisa é qualitativa e foi subsidiada pelas vivências em duas escolas do campo e nos diálogos com os professores titulares das escolas do campo no decorrer das atividades de orientação dos Estágios Supervisionados I e II no Curso de Educação do Campo. Nas reflexões elaboradas destacamos o projeto pedagógico como um documento de identidade das escolas do campo que precisa ser melhor discutido no coletivo das comunidades do campo de Gurupá-PA; quanto às percepções dos profissionais da educação foi notória a relação necessária que estabelecem entre o projeto pedagógico e a qualidade do ensino, pois entendem que a mesma é indispensável na organização das ações educativas alicerçada na realidade campesina, de modo a corporificar os rumos para a educação do campo que forma a valorize o sujeito do campo, seus saberes tradicionais e seu lugar como território educativo.